Reza a lenda, que um ótimo profissional de informática posto à prova perante um copo de água respondeu: Um copo de vidro contendo aproximadamente 50% de sua capacidade do que parece ser água.
Vamos voltar um pouco e mostrar – a quem não conhece -, a velha questão comum em testes de personalidade, que buscavam basicamente entender se você é otimista.
- Questão: Qual a primeira coisa que você pensa se alguém põe um copo de água ou outra bebida à sua frente e este copo possui líquido até metade?
- Respostas normais: Um copo meio cheio ou um copo meio vazio.
Posto isto, a resposta do nosso profissional de informática – digna de ser proferida pelo Sr. Spock -, apresenta aos incautos apenas anos de treinamento e racionalização da questão, entretanto, é muito mais profunda do que apenas isto. Para entender, precisamos avaliar a situação em dois universos: O real e o psíquico.
No universo real, em que o tempo é linear e obedece às leis da física, a questão foi realizada, a resposta proferida rapidamente, a audiência está satisfeita e vai relatar os resultados. Finito.
No universo psíquico, onde o tempo é matricial e obedece também às leis da química e aos postulados da psicologia, milhares de equações foram realizadas por este profissional de informática antes de proferir a resposta. Mesmo com a resposta pronunciada, as nuances menos planejamento possível que é questionar, “o que falta e do que pode dar errado” dão margem a outras milhares de equações e isso perdurará por alguns minutos do universo real no imaginário deste profissional de informática.
É bem provável que mesmo depois da conclusão, focado em custos e metas, ele ainda esteja pensando que poderia tapar o copo para que a água não evapore, enquanto outrem, apenas pensaria em beber a água.
Baixe Gratuitamente
Baixe gratuitamente, teste por 7 dias e tire todas as suas dúvidas, com nosso suporte.
.
Situações análogas acontecem muitas e muitas vezes no dia a dia de nossos profissionais de informática e isto está criando profissionais ansiosos, principalmente aqueles que utilizam ferramentas de acesso remoto com poucos recursos. O simples fato de se possuir a ferramenta de acesso remoto, pode induzir ao ledo engano, de que parte do problema já está resolvido, porque se possui acesso ao ambiente com um problema a ser solucionado. A capacidade de resolução de problemas é não só uma habilidade amplamente almejada em um profissional, mas também depende em muito dos recursos disponíveis para este profissional, que não se limitam a quantidade de monitores.
Caso a ferramenta de acesso remoto, seja um simples acesso e não possa suprir o nosso profissional com funções que fomentem, embasem e registrem suas conclusões, estar acessando o equipamento, ou sistema problemático sem conseguir identificar o problema, pode ser um ponto de pressão psicológica muito alto para esta nosso profissional. Com o tempo, o acúmulo de momentos de pressão como estes, podem gerar alterações significativas em como este profissional irá se lançar a estes atendimentos e até em como agirá para resolvê-los.
Maior ainda será o efeito dessa pressão caso o equipamento ou sistema em voga, seja um servidor de rede corporativa, de automação predial, automação comercial ou IOT, onde muito mais que apenas um usuário está em jogo. Este pode ser um preço muito alto a pagar para quem utiliza um software gratuito com poucos ou nenhum recursos de apoio ao profissional.
Na prática
Imagine uma situação onde o profissional de informática é chamado a atender um cliente que reclama insistentemente de lentidão esporádica do seu sistema, sendo este profissional já o terceiro a lidar com o problema até o momento. Em um chamado não encerrado por falta de conclusões da causa raiz do problema pelos profissionais que atenderam anteriormente.
E mais uma vez um profissional de atendimento, utilizando uma ferramenta de acesso remoto e as ferramentas normais no equipamento não consegue identificar o problema de lentidão que é sensível aos olhos mas não aparece nas medições de performance ou testes no equipamento. Novamente o atendimento é encerrado sem solução, cobrando alto da mente desses profissionais que não conseguindo solucionar o problema temem pela perda do cliente e de seus empregos.
Teste de 7 Dias
Baixe gratuitamente, teste por 7 dias e tire todas as suas dúvidas, com nosso suporte.
.
Este é um caso verídico que se resolveu da seguinte forma.
O responsável pelo atendimento de suporte técnico da empresa prestadora de serviços a este cliente, entrou em contato prestando satisfações e se comprometendo a solucionar o problema. Na sua longa jornada de experiência em atendimento de informática, lhe chamou a atenção uma palavra em específico: esporádica.
Para seguir seu instinto e lidar com isso, ele contratou outra ferramenta de acesso remoto onde ele poderia:
- Realizar um backup regular na nuvem para o banco de dados deste cliente, garantindo que as centenas de alterações por minuto e cuja perda resultaria em grande prejuízo, seriam uma preocupação a menos enquanto buscava a solução, bem como a lentidão de transforma-se em interrupção, pouco tempo seria gasto para colocar no ar novamente o sistema.
- Realizar o inventário do sistema, para identificar a aderência da configuração do equipamento as necessidades mínimas estipuladas.
- Configurar o monitoramento do equipamento, considerando: temperatura, utilização, informações SMART , utilização de portas USB outras funções que lhe permitiriam examinar o equipamento como um todo e seus componente individualmente, ao longo de uma linha do tempo, certamente assim, registrando as alterações em uma provável ocorrência esporádica da reclamada lentidão.
Em apenas alguns dias de monitoramento este supervisor pode identificar o aquecimento no disco rígido deste servidor em momentos específicos, que eram na realidade erros de pesquisa do disco rígido, que por serem erros de leitura, não aumentando a utilização do disco nos gráficos mas causavam lentidão do sistema.
Tudo isso, utilizando uma única ferramenta de acesso remoto, backup, monitoramento e inventário: O Master Control.
E sem a necessidade de acessar o equipamento do cliente para levantar as informações e configurar o monitoramento, evitando ampliar o atrito com um cliente insatisfeito.
Desmonstração
Solicite uma demonstração e conheça todas as funcionalidades do Master Control. Muito mais que epenas acesso Remoto.
.
Se você meu amigo leitor, é um profissional de informática e lida com as 10 áreas do conhecimento que te coagem a se antecipar “o que falta e o que pode dar errado“, como dito por Laierte Rodrigues Dias em seu livro: Vendendo tecnologia. Reveja seu feitio de pensar e procure uma forma de finalizar as questões em seu universo imaginário sem se tornar escravo delas. Acabe. Não olhe para trás.
A ansiedade pode ser benéfica, lhe tornar competitivo e aguerrido, mas com o tempo, essa perturbação do espírito causada pelas incertezas vai lhe fazer muito mal. Os departamentos de RH ainda estão no universo real, seu universo psíquico é de responsabilidade apenas sua. Cuide dele. Pense no futuro e em uma vida saudável
Baseado em fato verídico de atendimento de suporte técnico e no artigo: O gerente de projetos e o copo de água”, de Laierte Rodrigues Dias para o Linkedin.
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos, visite nosso SITE e siga a Master Remote no Linkedin, Instagram e no Facebook, ou ainda pesquise ai ao lado outros artigos, e fique assim a par das novidades sobre tecnologia para negócios e dicas de ampliação das vendas.
Está precisando impulsionar sua empresa? Sugerimos o livro Vendendo Tecnologia na Amazon, que aborda as nuances da venda consultiva, direcionada às negociações técnicas.
Até a próxima e sucesso.
Relacionado
atendimento ao cliente backup master control master remote monitoramento suporte técnico