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métricas de sucesso do cliente​

Confira as 3 métricas de sucesso do cliente

Você sabia que as métricas de sucesso do cliente permitem um melhor acompanhamento de ações de marketing, de forma a antecipar possíveis resultados e ainda consolidar boas estratégias?

Um fato importante e que merece destaque nesse sentido, é que conseguir corresponder às expectativas dos consumidores e ficar atento à todas as transformações do mercado é algo que exige um grande esforço.

E todo esse esforço deve e precisa estar diretamente relacionado ao seu cliente e até mesmo demais fatores que precisam ser considerados para que o resultado seja de maior credibilidade!

Além disso, é importante ter em mente que há uma série de indicadores que se adéquam perfeitamente aos mais variados tipos de negócios, sendo até mesmo alguns voltados para segmentos mais específicos!

Uma Das Métricas De Sucesso Do Cliente É O NPS (Net Promoter Score) – Entenda!

O NPS consiste em um tipo de indicador que visa avaliar a satisfação dos clientes de uma maneira geral. Por meios dos resultados indicados ele pode contribuir com uma série de fatores.

Um deles se refere ao entendimento sobre como o cliente acaba enxergando a sua empresa.

Nesse caso, cada empresa tem a liberdade de adotar quais serão seus próprios objetivos dentro das métricas de sucesso do cliente. 

Vale ainda salientar que quanto maior o NPS melhor poderá ser o processo de retenção de clientes de uma maneira geral!

Churn – Cancelamentos! Avalie A Taxa De Cancelamentos Da Sua Empresa!

O Churn nada mais é do que uma taxa de cancelamentos acerca dos serviços. Basicamente se refere a um dos indicadores mais relevantes para empresas que possuam negócios de caráter recorrente.

Isso pode ser associado, por exemplo, à planos de assinatura e até mesmo as chamadas plataformas Saas (Software as a Service).

Nesse caso, é possível mensurar isso por meio da relação entre a quantidade de clientes que eventualmente cancelaram os serviços pelo total de clientes!

Por exemplo, se a sua empresa iniciou com um montante de 50 clientes durante o período de avaliação e posteriormente conseguiu mais 10 e se deparou com 5 cancelamentos, o cálculo a ser feito será o seguinte:

  • Cancelamentos (5) + total de clientes (50 + 10) x 100%

O resultado obtido será, portanto a sua taxa de churn! Vale salientar que esse tipo de caso pode se manifestar por uma série de motivos distintos, e por isso é importante manter o churn dentro dos limites que são projetados pelo mercado.

Isso porque o resultado que poderá ser obtido no final das contas poderá impactar de forma realmente direta não somente na manutenção do seu negócio, mas também no seu crescimento!

Sem a menor sombra de dúvidas essa é uma das métricas de sucesso do cliente que devem ser levadas muito a sério!

Entre As Métricas De Sucesso Do Cliente Mais Relevantes O Upsell Não Pode Ser Ignorado! Defina As Necessidades De Seus Clientes!

Por meio dessa métrica torna-se possível definir qual é de fato as principais necessidades de seus clientes, o que ajuda na realização de um upgrade!

Isso envolve, por exemplo, em se atribuir uma contratação a mais de serviços em meio aos que já são ofertados. 

Na verdade, todo o movimento realizado aqui se aplica em entender de perto como anda a satisfação de seus clientes!

Quando um determinado cliente resolve aumentar seu plano de assinaturas, por exemplo, ocorre então uma conversão de upsell! 

Nesse caso a taxa em questão poderá ser calculada por meio do número de conversão upsell e pelo número de conversões totais!

Supondo que a sua empresa conseguiu obter no período cerca de 100 novas conversões, sendo que desse total, 10 foram provenientes de upsell, a taxa a ser considerada deverá ser de 10%!

Logicamente existem ainda mais métricas de sucesso do cliente, porém, essas aqui citadas podem ser um excelente ponto de partida para o sucesso do seu negócio!