Menu fechado
aumentar a produtividade da equipe

Como aumentar a produtividade da equipe

Um dos desafios de gestores é encontrar formas de aumentar a produtividade da equipe. Independente do setor, lidar com pessoas e motivá-las é uma tarefa que exige muito da liderança. 

Está em alta o conceito de inteligência emocional. Essa competência está relacionada à capacidade controlar suas próprias emoções, reconhecendo as habilidades e fragilidades, usando-as a seu próprio favor.

De acordo com especialistas da área, existe sim formas de desenvolver essa competência, o que é de grande valia para propor a equipes. Esse pode ser um ponto inicial para aumentar a produtividade da equipe.

Algumas dicas importantes podem ajudar na motivação da equipe, trazendo resultados positivos à empresa. 

Qual é a importância de aumentar a produtividade da equipe?

Antes de seguirmos para algumas dicas importantes, vamos entender quais são os impactos do aumento da produtividade nos setores de empresas e organizações. 

O ser humano carrega consigo emoções, histórias, sonhos e necessidades que precisam ser consideradas em qualquer ambiente que conviva.

Seja no trabalho ou na vida pessoal, a forma como ele sente e vive seus compromissos e problemas, pode impactar toda a equipe que desenvolve um trabalho em conjunto. 

Por isso, estar atento às necessidades de cada integrante da equipe, do ponto de vista profissional, faz com que haja harmonia e espaço para que o trabalho flua. Quem trabalha satisfeito, entrega melhores resultados. 

Eis aí porque é tão essencial para aumentar a produtividade da equipe: os reflexos na empresa serão positivos e evidentes. 

 

Dicas infalíveis para aumentar a produtividade da equipe

Agora vamos falar um pouco da parte prática de como aumentar a produtividade da equipe, levando em consideração aspectos mais gerais, mas que poderão servir de norte para desenvolver em setores específicos. 

  • Seja transparente com a equipe

Quando um novo funcionário passa a fazer parte de um time ou equipe, é comum que chegue com muita garra e determinação para colaborar. Esse espírito é excelente e deve ser aproveitado da forma certa.

Seja transparente com o novo funcionário e com o restante da equipe sobre quais são as metas, as expectativas e o papel de cada um, e reforce sempre que possível.

Defina um alvo a ser alcançado e mostre o que é prioridade em cada momento. Agindo assim, todos da equipe terão um melhor desempenho, atuando com tranquilidade e eficácia. 

  • Preocupe-se (de verdade) com o bem-estar da equipe

Como seres humanos, todos passamos por momentos bons e ruins. Ao mostrar que se preocupa com a realidade de cada colaborador, o líder demonstra que está envolvido com causa de todos, fazendo com que todos também estejam ligados a uma causa maior.

Ao notar o menor sinal de crise entre os integrantes da equipe, proponha soluções amigáveis, descontraídas e eficientes para melhorar o ambiente. Isso manterá um bom nível de relacionamento.

  • Crie uma esfera de conquistas

Essa será uma das maiores cobranças da equipe e para alcançar esse objetivo, a liderança precisa estar preparada, sabendo que é fundamental criar uma esfera de metas e conquistas.

A partir das metas estabelecidas, cria-se a necessidade de pequenas formas de compensação para a equipe. Seja um café da manhã juntos antes do expediente, brindes que chegam de parceiros e clientes, ou um happy hour com todos os envolvidos. 

Quando os resultados são alcançados é fundamental que o líder reconheça o esforço de sua equipe, para não desmotivá-los.  

Não desista de aumentar a produtividade da equipe

Nossas dicas poderão ajudar e muito para estabelecer um início de motivação na equipe. Entretanto, novamente esbarrando na questão da inconstância do ser humano, essa pode ser uma tarefa difícil. 

Tenha em mente que é preciso insistir e acreditar em cada integrante da equipe. Apenas com essas motivações internas é que o líder conseguirá deixar claro para o seu time que está disposto a aumentar a produtividade da equipe e dar grandes saltos para o sucesso.